- Back to Home »
- Jornalismo »
- Preço: R$ 25,00--Imprensa na Berlinda
Posted by : Unknown
segunda-feira, 15 de dezembro de 2014
Preço: R$ 25,00
Imprensa na Berlinda
Norma S. Alcântara, 416 páginas,
publicado em 2005
Editora: Rideel
Área: Jornalismo
Sinopse
Jornais, Revistas, Rádio,
Televisão Internet, em pleno século XXI o poder da imprensa está mais evidente
do que nunca. Autoridades colocadas em xeque, movimentos sociais deflagrados,
catástrofes acompanhadas em tempo real, megafusões de empresas submetidas ao
crivo da opinião pública, tudo isso ao que chamamos causalmente de informação.
Mas o que está por trás dessa engrenagem batizada não por acaso de quatro
poder? O que acontece de fato nos bastidores da notícia? O que fazer para
proteger a credibilidade da informação quando estão em jogo diversos interesses
políticos, econômicos sociais e Culturais? Esses e outros questionamentos são
feitos por fontes de diferentes setores sobre o comportamento da mídia. Detalhe
inédito - desta vez quem responde é a própria imprensa, que se dispôs à
inversão de papéis. Além de trazer à tona o intrincado relacionamento entre
fontes e jornalistas, a obra marca presença por ser a primeira vez que a
imprensa torna público o seu mais fiel auto-retrato sem 'papas na língua'ou 'nariz
de cera' de qualquer espécie. Ao todo, são 493 perguntas e respostas que
colocam dezenas de profissionais da comunicação ( Alberto Dines, Carlos Calado,
Carlos Maranhão, César Giobbi, Dora Kramer, Eder Chiodetto, Fernando Vieira de
Mello, Flávio Prado, Heraldo Pereira, José Emilio Ambrósio, José Paulo Kupfer,
Josimar Melo, Joyce Pascowitch, Juca Kfouri, laurentino Gomes, Paulo Henrique
Amorim, Silvia Popovic, Silvio Lancellotti, Sonia Racy, entre outros de grande
renome) na berlinda e trazem para a pauta do dia a discussão sobre o papel do
jornalismo e do jornalista no mundo globalizado, sem esquecer a
responsabilidade das fontes enquanto origem de informações virtualmente seguras
e relevantes.